Pular para o conteúdo principal

OS ARTISTAS DO MUSEU CASA BORGES: João Pedro de Arruda Neto

 João Pedro de Arruda Neto


Nasceu em Cuiabá em 1935, filho de Isa Lima de Arruda e Nilo Ponce de Arruda. Aos 16 anos começa a estudar pintura De 1957 a 1960 morou e estudou na França, na Écolle Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris. A partir de 1961, vivendo em Poconé/MT, pinta paisagens, naturezas-mortas e retratos, inicialmente com pintura a óleo sobre tela, e posteriormente passando a “adotar técnica mais despojada, com rápidas e suaves linhas em crayon” (FIGUEIREDO, Aline. Artes Plásticas no Centro Oeste. Ed. UFMT. Cuiabá, 1979). 
    Participa de diversas exposições em Campo Grande, Cuiabá, Piracicaba, Curitiba, Vitória, Campinas, Manaus, Blumenau, Brasília e Rio de Janeiro. 
Expôs em Ferrara, Itália, em junho de 1995. Foi sua última viagem à Europa.
Foi colunista dos jornais “Social Democrata” e “Estado de Mato Grosso”, de 1962 a 1995.
Viveu e trabalhou em diversas cidades, ganhando dinheiro com seus quadros, retratando a alta sociedade dos lugares que passou. 
Morreu em 2013, aos 67 anos.
    Seus quadros e desenhos foram expostos no Museu Casa Borges, em 2019. Em 2019 o MACP – Museu de Arte e Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso realizou a exposição “Da sonoridade à cor | O que sabemos sobre João Pedro de Arruda”.


Tinta acrílica sobre tela.

Lápis sobre tela.

Tinta acrílica sobre cartão.

Óleo sobre tela.
Óleo sobre tela.


Quadros do acervo de MACP.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUSEU CASA BORGES:

O Museu Casa Borges surgiu a partir da iniciativa de professores e artistas do município de  Barra do Bugres, através de um projeto de extensão, parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso e o Departamento de Cultura do município. Instalado em uma casa histórica, patrimônio cultural da cidade, teve sua primeira atividade em  julho de 2018, e desde então realizou 13 ações culturais até o final de 2019. Em 2020, impedido de realizar as ações presenciais, passou a publicar em seu site  https://museucasaborges.wordpress.com/ exposições virtuais. Sempre contando com a participação de alunos bolsistas e voluntários do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Barra do Bugres, tem como público alvo os estudantes das escolas do município.

OS ARTISTAS DO MUSEU CASA BORGES: Claudyo Casares

          Claudyo Casares Nascido em Tietê (São Paulo), contudo se sente mato-grossense, de alma e coração, por viver há mais de 30 anos, em Cuiabá. Claudyo é um artista nato. Desde criança apresentava traços diferenciados e marcantes, que com o passar dos anos foram se fundamentando, principalmente, pelo desenho arquitetônico, ofício o qual atuava de 1977até 1997 em Cuiabá. Neste mesmo ano, houve o que pode-se chamar, de desbloqueio artístico, decidindo a viver, totalmente, como artista plástico. Estudou Arquitetura e Urbanismo até o 8º semestre, de 2008 à 2010, pela Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) O artista passeia pela história da arte e cria imagens enigmática, de olhares penetrantes, que nos acompanham. São seres cubistas, com tendências picassianas, e também com a influência de Matisse, até o geometrismo de Mondrian (SERAFIM, 2004). Com a releitura da obra “Guernica de Picasso, abriram-se as portas de inúmeros eventos na Europa. Sendo premiad...