Pular para o conteúdo principal

OS ARTISTAS DO MUSEU CASA BORGES: Carlos Pina

CARLOS PINA



Nascido em Cuiabá,MT, formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIC-Cuiabá; especialização em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco-RJ; atua como conselheiro suplente tanto no Conselho Estadual de Cultura(2017-2021) e  atuou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Estado de Mato Grosso (2017-2020).

Realizou desenhos artísticos como hobby mas, desde maio de 2018, deu início a vida artística expondo suas obras nas redes sociais(Facebook, Instagram e Whatsapp) tendo gradativamente aceitação pública. Também a partir deste ano, começou a ministrar cursos e oficinas de Desenho a Mão Livre tanto na capital quanto em alguns munícipios no Estado de Mato Grosso(ver imagem abaixo).

Foi um dos fundadores em Cuiabá , em 2018, o grupo Urban Sketchers Cuiabá que objetivam fazer desenhos de observação direta de diversos locais da cidade e que se reunem quinzenalmente para realizar essa ação.

Teve sua primeira participação  expositiva com algumas de suas obras no espaço  Casarão 300 anos, alusivo ao aniversário tricentenário de Cuiabá no Pantanal Shopping de março a abril de 2019.

Paisagens urbanas, em maior parte, são suas grandes inspirações  para representar artística e visualmente, utilizando predominantemente a aquarela mas também empregando marcadores coloridos, lápis de cor aquarelável , grafite aquarelável ou mesclando esses materiais nos seus desenhos.


Siriri Cuiabano Desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketcbook.
 Data : 08/2021.


Alcides da Viola de Cocho Desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketchbook.
Data: 09/2021.




Armazém Oliveira, desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketchbook.
Data: 11/09/2021


Além de exercer como arquiteto ,semanalmente realiza desenhos tanto por imagens  de seu próprio acervo fotográfico ou sugerido por clientes quanto por observação direta (urban sketching) imediatamente lançados nas redes sociais.

Em junho-julho de 2019, teve dois de seus sketching expostos na Exposição Nacional Muitos desenhos por vez na Casa dos Contos em Ouro Preto-MG,junto com Urban Sketchers de várias partes do Brasil.

Desde junho de 2019, lançou as primeiras canecas em acrílico com alguns de seus desenhos feitos primeiramente feitos com aquarela sobre papel e posteriormente sublimados neste material. Em julho do mesmo ano, lançou as primeiras tiragens de canecas em porcelana da seguinte forma:a) desenho feito em aquarela;b) desenho feitos com marcadores, ressaltando que ambas as canecas estampam as paisagens da cidade de Cuiabá .(ver imagens abaixo)

Em 2021, teve suas primeiras ilustrações publicadas no livro Educação no Mato Grosso colonial: práticas educativas, cividade, escolarização cuja autoria é da professora Nileide Souza Dourado . Também neste ano, aprendeu a técnica de pirogravura com a qual desenha sobre superfícies de madeira ou MDF. Também no mesmo ano, teve a obra Cuiabá Antiga selecionada para o 26º Salão Jovem Arte MT.

Carlos Pina sempre tem lidado e aprendido a empregar novos materiais e técnicas artísticas.Assim como aceitado desafios no campo das Artes.




Passeio Público. Rio de Janeiro,RJ. Desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketchbook. Data: 09/09/2021.



 Rio Antigo Desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketchbook. Data: 14/09/ 2021.





Rosário Oeste- MT.  Desenho feito no tableto usando o aplicativo Autodesk Sketchbook; Data: 30/08/2020
Casa da Cascata, Pensilvania-EUA de Frank Lloyd Wright Desenho feito em tablet usando o aplicativo Autodesk Sketchbook Data:01/01/2021 (primeiro desenho feito em tablet)
Rio Paraguai em Barra do Bugres, MT; Desenho feito com aquarela e caneta nanquim sobre sketchbook 14x21,6 cm. Data: 21/05/2019.


Construção da canoa pantaneira Aquarela e nanquim preta sobre folha 300 g/m². Tamanho 21 x 29,7 cm. Data: 02/04/2021.

Fazenda Jacobina- Cáceres,MT.  Desenho feito no tablet usando o aplicativo Autodesk Sketcbook; Data: 17/07/2020






Fazenda Bela Cruz Desenho feito com caneta tons metálicos sobre papel Canson preto 150 g/m². Tamanho 14,8 x 21cm. Data: 28/09/2021


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS ARTISTAS DO MUSEU CASA BORGES: Maninho

Maninho Manoel José Faria Oliveira, mora em Barra do Bugres. Professor de ciências biológicas durante 15 anos em Barra do Bugres, usava o desenho para representar folhas e plantas para suas aulas. Exerce atividades artísticas relacionadas à cultura local, e coordena o projeto “Ponto de Cultura Me Chama Que Eu Vou”, ensinando artesanato, confecção de Viola-de-Cocho e apresentações de danças e músicas regionais de Mato Grosso. A partir de 2017 começa a desenvolver técnicas de pintura sobre tela. Gostou? deixa seu comentário.

OS ARTISTAS DO MUSEU CASA BORGES: Francisco de Assis

Francisco de Assis é  natural de Condado do sertão da Paraíba e reside em Cuiabá desde 2005. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá. Pós-graduado em Sistema Viário e Mobilidade Urbana e em Arquitetura e Arte Sacra. Atua na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos, faz desenhos, pinturas e xilogravuras. As obras apresentadas fazem parte de uma série em andamento, iniciada em 2014, que busca registrar aspectos afetivos do sertão nordestino presentes na memória do artista, onde em algumas obrassão explorados a racionalidade de formas geométricas, linhas e cores bem definidas e em outras se destacam as pinceladas e traços descompromissados de paisagens e edificações representadas. SERRA DO PICO- ACRILICO SOBRE PAPEL - 29X42CM-2015 MACAMBIRA- TECNICA MISTA SOBRE PAPEL - 29X42CM-2017 CASAS E JATOBÁS- ACRILICO SOBRE PAPEL - 29X42CM-2018 CASA JATOBÁ I- TÉCNICA MISTA SOBRE PAPEL - 29X42CM-2017 CASA JATOBÁ II- ACRILICO SOBRE PAPEL - 29X42CM-2018 CASA JATOBÁ